As disposições do conhecimento relactivo a lições importantes para um muçulmano comum
Autoria e observação do
sheikh
Abdul Aziz bin Abdullah bin Baz
Que Allah seja misericordioso com ele
Edição do ilustre sheikh Abdul Aziz bin Daud Al-Faiz
Presidente da autoridade da promoção do bem e proibição do mal em Zulfi
Em Nome de Allah o Misericordioso o Misericordiador
Todos os louvores são para Allah, nós O louvamos, a Ele pedimos ajuda, e d'Ele buscamos o Seu perdão, e nos protegemos em Allah dos males que estão em nosso âmago, e dos malefícios que nossos actos determinam quem é guiado por Allah não lhe será desviado, e a quem Ele desviar, este não encontrará um ser que possa guia-lo, assim eu testemunho que não há divindade merecedora da adoração excepto Allah, o Único que nada pode Lhe ser associado, e testemunho que Muhammad é Seu servo e Mensageiro.
﴿يَٰٓأَيُّهَا ٱلَّذِينَ ءَامَنُواْ ٱتَّقُواْ ٱللَّهَ حَقَّ تُقَاتِهِۦ وَلَا تَمُوتُنَّ إِلَّا وَأَنتُم مُّسۡلِمُونَ١٠٢﴾ [آل عمران: 102]
Ó vós que credes! Temei a Allah como se deve temê-lO, e não morrais senão enquanto muçulmanos.
﴿يَٰٓأَيُّهَا ٱلنَّاسُ ٱتَّقُواْ رَبَّكُمُ ٱلَّذِي خَلَقَكُم مِّن نَّفۡسٖ وَٰحِدَةٖ وَخَلَقَ مِنۡهَا زَوۡجَهَا وَبَثَّ مِنۡهُمَا رِجَالٗا كَثِيرٗا وَنِسَآءٗۚ وَٱتَّقُواْ ٱللَّهَ ٱلَّذِي تَسَآءَلُونَ بِهِۦ وَٱلۡأَرۡحَامَۚ إِنَّ ٱللَّهَ كَانَ عَلَيۡكُمۡ رَقِيبٗا١﴾ [النساء: 1]
Ó homens! Temei a vosso Senhor, Que vos criou de uma só pessoa e desta criou sua mulher e de ambos espalhou pela terra numerosos homens e mulheres. E temei a Allah, em nome de Quem vos solicitais mutuamente, e respeitai os laços consanguíneos. Por certo, Allah, de vós, é Observante.
﴿يَٰٓأَيُّهَا ٱلَّذِينَ ءَامَنُواْ ٱتَّقُواْ ٱللَّهَ وَقُولُواْ قَوۡلٗا سَدِيدٗا٧٠ يُصۡلِحۡ لَكُمۡ أَعۡمَٰلَكُمۡ وَيَغۡفِرۡ لَكُمۡ ذُنُوبَكُمۡۗ وَمَن يُطِعِ ٱللَّهَ وَرَسُولَهُۥ فَقَدۡ فَازَ فَوۡزًا عَظِيمًا٧١﴾ [الأحزاب: 70-71]
Ele vos emendará as obras e vos perdoará os delitos. E quem obedece a Allah e a Seu Mensageiro, com efeito, triunfará, com magnífico triunfo.
Ora bem::
Após ter acesso a esse guia impresso com lições importantes para o muçulmano comum do ilustre pai sheikh Abdul Aziz bin Baz - Que Allah seja misericordioso com ele - mufti geral no Reino da Arabia Saudita, e presidente da autoridade de sabios seniores - pensei em explicá-lo pela sua importância para todo muçulmano especificamente, é um guia para toda nação dentre homens e mulheres, sábio e estudante, supliquei a Allah, consultei alguns sheikhs renomados e acataram com a opinião e depois disso levei o meu pensamento para a determinação de embarcar no que importa para explicar as lições importantes.
Pedi permissão ao nosso sheikh e pai e deu me a pemissão, grato por isso.
Este guia com o seu pequeno tamanho foram reunidas ciências da shariah dentre as regras de fiqh maior e fiqh menor, e o que o muçulmano deve ser dentre as condutas da shariah e a educação islâmica, e esse guia termina com a exortação sobre a idolatria e tipos de pecados. O guia traz aquilo que o muçulmano deve ser concernete a crença e a adoração, comportamento e tradição, este guia pela sua denominação são realmente lições importantes para o muçulmano comum.
Coloquei uma explicação sobre este guia, não longo e cansativo e nem curto controverso, para que seja um auxílio depois de Allah conceder o sucesso e uma referência fácil para aqueles imamos que querem explicar em suas mesquitas, ou o responsável da família em sua casa, ou o estudante no seu bairro ou sua vila, me esforcei em assimilar cada questão com sua possível evidência
E denominei-o as disposições do conhecimento relactivo a lições importantes para um muçulmano comum
O ilustre sheikh Abdul Aziz bin Baz colocou algumas obeservações e coloquei por baixo um traço para sua distinção.
E no fim, desejo para todo querido irmão que leia este livro e que não nos poupe em suas orientações e observações, pois, o ser humano é infimo por si mesmo e amplo para com seus irmãos.
Com isso, peço a Allah com seus belos nomes, e seus altíssimos atributos, que este guia e sua explicação seja benéfico, e que a minha acção seja pela causa da nobre face de Allah, assim como peço que recompense com o bem o editor do guia, e que nos una junto com ele no Paraíso Al-Firdauss Al-Alaa com os profetas, os verídicos e mártires, Ele é mentor e capaz disso, e saudações e paz para o seu servo e mensageiro, nosso Profeta Muhammad, para a sua família, companheiros e os demais.
Abdul Aziz bin Daud Al-Faiz
Zulfi, 21/05/1415 H
Do Surat Zilzál até ao Surat An-Náss. Aprendendo a recitar, corrigindo os erros, memorizando e conhecendo a interpretação do que for compulsivo e indispensável o seu conhecimento.
O ilustre sheikh Abdul Aziz bin Baz - Que Allah esteja seja misericordioso com ele - mencionou e beneficiou o Islam e os muçulmanos e engrandeceu a recompensa na primeira lição a partir das lições importantes para o muçulmano comum, que é preciso para cada muçulmano - segundo a sua capacidade - aprender o surat Al-Fatiha e o que for possivel dos surates curtos, pois, aprender o surat Al-Fátiha é obrigação para todo muçulmano; pois, não é aceite a oração para aquele que não recita a abertura do livro (Al-Fátiha), como consta no hadith verdadeiro através do profeta - Que a paz e bençãos de Allah estejam sobre ele.
Para aquele que ensina as pessoas, que siga os seguintes passos:
Primeira fase:
Que elas leiam depois dele, caso elas não saibam ler; e se elas sabem ler, deve mudar desta fase para a segunda, que é:
Corrigir a leitura, depois disso muda para a terceira fase, que é:
Memorização deste surat, e a memorização é através destes meios, dentre eles:
O professor lê os versículos cuidadosamente e devagar e pede aos presentes para que repitam com ele até memorizarem, depois disso explica o significado dos versículos claramente conforme o entendimento dos ouvintes, depois explora algumas regras dos versículos que ele leu.
Exemplo disso: A partir do surat Al-Fátiha esclarece para elas que sua leitura é um dos pilares da oração; conforme o dito do profeta - Que a paz e bençãos de Allah estejam sobre ele:
Não ha oração para aquele que não recitar a Abertura do Livro (surat Al-Fatiha).
Assim como deve dizer para eles:
Na verdade, dentre as regras as quais há unanimidade entre os salaf e imamos dessa nação, é a fé nos nomes e atributos de Allah, eles confirmam aquilo que Allah confirmou para si mesmo, ou o mensageiro - Que a paz e bençãos de Allah estejam sobre ele - confirmou para Ele, e negam aquilo que Allah negou para si mesmo, ou o mensageiro - Que a paz e bençãos de Allah estejam sobre ele - negou sobre Ele, sem deturpação e nem comparação, nem representação e nem adaptação; assim como informa a eles que adoração é nome que engloba tudo o que Allah gosta e o agrada, dentre os dizeres e acções, aparentes e latentes.
Dentre as regras que existem no surat Al-Fátiha que o professor precisa esclarecer:
É que quando a adoração inclui idolatria estraga-se e invalida-se, assim como esclarece para elas que o muçulmano precisa lembrar sobre o dia do juízo final, e que o não esquecimento desse grandioso dia ajuda o ser humano na obediência e abste-se das proibições.
E assim faz para os restantes surates, instruindo e corrigindo a leitura e memorização com a explicação.
E Allah sabe mais.
Esclarecimento do significado destas palavras, os seus pressupostos e condições: ‟não existe ser algum digno de adoração": Pressupõe rejeitar tudo quanto é adorado fora de Allah; ‟Excepto Allah": Confirmando a adoração unicamente para Allah, sem associá-Lo a nada;
O autor - Que Allah seja misericordioso com ele - citou nesta lição de: "Testemunho que não há deus digno de ser adorado além de Allah e testemunho que Muhammad é Mensageiro de Allah" para que talvez tomemos o referente da seguinte maneira:
Primeira:
Sua posição:
Estes dois testemunhos são o primeiro pilar dentre os pilares do Islam; ibn Umar - Que Allah esteja satisfeito com ele - relatou que o profeta - Que a paz e bençãos de Allah estejam sobre ele - disse:
O Islam foi erguido sobre cinco pilares: prestar testemunho de que não há divindade senão Allah e que Muhammad é mensageiro de Allah, o cumprimento das orações, o pagamento do zakat, o jejum de Ramadan e a Peregrinação a Casa para quem tem condições.
A palavra tauhid (monoteísmo) é a base da religião e uma das suas grandes protecções, é a primeira obrigação do servo, a aceitação de todas acções limita-se na pronuncia dela e a prática de suas obrigações.
Segunda:
Seu significado:
Não há divindade digna de adoração excepto Allah; e não é permitido dizer:
Não há criador excepto Allah; ou não há o presente ou não há sustentador excepto Allah, por algumas questões, dentre elas, é que os descrentes curaixitas não desmentiam que não existe criador excepto Allah, mesmo assim não os beneficiou.
Eles entendiam seu significado por isso negaram ao mensageiro - Que a paz e bençãos de Allah estejam sobre ele - quando ele disse para eles, digam:"Não há divindade além de Allah."
E nós nos impressionamos nessa nossa época daqueles que dizem: "Não há divindade além de Allah." e não sabem seu significado e imploram outras divindades alem de Allah, dentre líderes, os mortos enterrados em sepulturas, e dizem nós somos monoteístas; que Allah auxilie !
Terceira:
Seus pilares:
Para o testemunho de fé são dois pilares:
Primeiro:
A negação no seu dito: "Não há divindade"
Segundo:
Confirmação no seu dito: "Excepto Allah"
Portanto, "Não há divindade" nega a dvindade de tudo além de Allah; e "Excepto Allah" confirma a divindade de Allah Unico que não tem parceiro.
Quarta:
Méritos do testemunho: “La ilaha illa Allah” (Não há outra divindade além de Deus):
Tem grandiosos méritos, diante de Allah tem uma posição de destaque, quem proununcia-lo com siceridade, Allah o introduzirá no Paraíso, e quem pronunciá-lo mentindo detem-se sua vida e restringe-se seus bens na vida mundana e no além e seu julgamento cabe a Allah - Exaltado e Majestoso - e tem característica de hipócritas.
E é uma palavra com pronuncia curta, poucas letras, leve para a língua e pesada na balança.
Para esta grandiosa palavra há muitos méritos, parte deles o Al-Háfiz ibn Rajab - Que Allah seja misericordioso com ele - citou no seu guia denominado: Palavra da sinceridade, e evidenciou cada mértitos, dentre eles:
Ele é preço do Paraíso, aquele que sua última palavra for "La ilaha illa Allah" entra no Paraíso, é uma salvação do fogo e obriga o perdão, é uma das melhores bondades, ele apaga os pecados, ele rompe o bloqueio que chega a Allah - Exaltado e Majestoso - , é a palavra na qual Allah acredita naquele que pronuncia, é a melhor que os profetas pronunciaram, é a melhor lembrança, é a melhor das acções, e com muitas recompensas, iguala-se com a libertação de escravos, é refúgio contra o satanás, é uma segurança dos tormentos do túmulo, é o despertar da ressuscitação e é o símbolo do vrente quando levantarem de seus túmulos.
Dentre seus méritos, ele abre as oito portas do Paraíso para que o falante entre para qualquer uma que ele quiser, e dentre seus méritos é que os que pronunciam esta palavra, mesmo que entreguem no fogo pelas suasnegligências, é necessário que eles saiam dele.
Quinta:
‘’Testemnho que Muhammad é mensageiro de Allah’’ pressupõe a fé nele:
Acreditá-lo em tudo que foi por ele dito, obedecer as suas ordens, abster-se das suas proibições e prevenções; considerar sua ordem e sua proibição, não dar prioridade a palavra de ninguém acima dele, seja de qual for a pessoa.
Sexta:
Que saibam que aquele que testemunhar que não há divindade além de Allah, Único que não tem parceiro, e que Muhammad é Seu servo e mensageiro, e que Jesus é servo e mensageiro e que sua palavra dirigiu a Maria e seu espírito, e que o Paraíso é uma verdade, o Inferno é uma verdade; conforme narrou Ubadat bin Saamit através do profeta - Que a paz e bençãos de Allah estejam sobre ele -.
Allah o introduzirá no Paraíso sobre o que praticou em suas acções.
Quanto as condições do testemunho: “La ilaha illa Allah” (Não há outra divindade além de Deus) são:
Sabedoria, que contraria a ignorância; a certeza, que exclui a dúvida; a sinceridade, que contraria a idolatria; a veracidade que exclui a mentira; Amor, que contraria o ódio; a submissão, que contraria a desobediência; a aceitação, que exclui a rejeição; descrer em tudo quanto é adorado fora de Allah
Os sábios mencionam que a palavra da sinceridade tem sete condições e outros sábios contaram que são oito, como fez o autor - Que Allah o proteja.
Primeira:
O conhecimento:
Quando o servo sabe que Allah - Exaltado e Majestoso - é o único adorado e que a adoração além dele é nula, e praticar suas regras, este sabe o seu significado.
O Altíssimo diz:
﴿فَٱعۡلَمۡ أَنَّهُۥ لَآ إِلَٰهَ إِلَّا ٱللَّهُ وَٱسۡتَغۡفِرۡ لِذَنۢبِكَ وَلِلۡمُؤۡمِنِينَ وَٱلۡمُؤۡمِنَٰتِۗ وَٱللَّهُ يَعۡلَمُ مُتَقَلَّبَكُمۡ وَمَثۡوَىٰكُمۡ ١٩﴾ [محمد: 19]
Saibam que Ele, não há divindade além d'Ele
E o Altíssimo diz:
﴿... إِلَّا مَن شَهِدَ بِٱلۡحَقِّ وَهُمۡ يَعۡلَمُونَ٨٦﴾ [الزخرف: 86]
{Só o possuem aqueles que testemunham a verdade e a reconhecem}
Disse o Mensageiro de Allah - Que a paz e bençãos de Allah estejam sobre ele:
Àquele que morrer sabendo a afirmação do testemunho de fé (La ilaha illaAllah) entrará no Paraíso.
Segundo:
A certeza:
Aquele que vier com essa palavra deve certificar no seu coração e crer na veracidade do que diz dentre a elegibilidade da divindade de Allah - o Altíssimo - e invalidação além d'Ele; o Altíssimo diz:
﴿وَٱلَّذِينَ يُؤۡمِنُونَ بِمَآ أُنزِلَ إِلَيۡكَ وَمَآ أُنزِلَ مِن قَبۡلِكَ وَبِٱلۡأٓخِرَةِ هُمۡ يُوقِنُونَ ٤﴾ [البقرة: 4]
E que crêem no que foi descido do céu, para ti e no que fora descido antes de ti, e se convencem da Derradeira Vida
E conforme consta de Abu Huraira - Que Allah esteja satisfeito com ele -, que o profeta - Que a paz e bênçãos de Allah esteja sobre ele - disse:
“Aquele que eu encontrar atrás dessa parede testemunhando que não há outra divindade além de Deus com certeza no seu coração, dê boas novas sobre o Paraíso.”
Terceiro:
A aceitação:
Isto é: Aceita tudo o que segue esta palavra com seu coração e sua língua; o Altíssimo diz:
﴿قُولُوٓاْ ءَامَنَّا بِٱللَّهِ وَمَآ أُنزِلَ إِلَيۡنَا ...﴾ [البقرة: 136]
Dizei: Cremos em Allah e no que foi revelado.
Quarto
A submissão:
Isso é resignar-se daquilo que essa grandiosa palavra mostra; que é a submissão e inclinação; o Altíssimo diz:
﴿وَمَنۡ أَحۡسَنُ دِينٗا مِّمَّنۡ أَسۡلَمَ وَجۡهَهُۥ لِلَّهِ وَهُوَ مُحۡسِنٞ ...﴾ [النساء: 125]
E quem melhor professa a religião do que quem se submete a Allah, é praticante do bem
E o Altíssimo diz:
﴿۞ وَمَن يُسۡلِمۡ وَجۡهَهُۥٓ إِلَى ٱللَّهِ وَهُوَ مُحۡسِنٞ فَقَدِ ٱسۡتَمۡسَكَ بِٱلۡعُرۡوَةِ ٱلۡوُثۡقَىٰۗ ...﴾ [لقمان: 22]
E quem entrega sua face a Allah, enquanto benfeitor, com efeito, ater-se-á à firme alça.
Quinto:
A veracidade:
Isso é ser verídico a Allah na sua fé, verídico na sua crença, verídico nas suas palavras, verídico na sua convocação; o Altíssimo diz:
﴿يَٰٓأَيُّهَا ٱلَّذِينَ ءَامَنُواْ ٱتَّقُواْ ٱللَّهَ وَكُونُواْ مَعَ ٱلصَّٰدِقِينَ١١٩﴾ [التوبة: 119]
Ó vós que credes! Temei a Allah e permanecei com os verídicos.
Sexta:
A sinceridade:
Isso está em originar dele todas os dizeres e acções somente pela causa de Allah, buscar seu agrado que não contém imperfeições; o Altíssimo diz:
﴿وَمَآ أُمِرُوٓاْ إِلَّا لِيَعۡبُدُواْ ٱللَّهَ مُخۡلِصِينَ لَهُ ٱلدِّينَ ... ٥﴾ [البينة: 5]
E lhes foi ordenado que adorassem sinceramente a Allah, fossem monoteístas, observassem a oração.
E no hadith de Bukhari e Muslim, segundo Abu Huraira - Que Allah esteja satisfeito com ele - relatou que o profeta - Que a paz e bênçãos de Allah esteja sobre ele - disse:
A pessoa mais feliz que terá minha intercessão é aquela que dizer: "Não há divindade além de Allah" com sinceridade no seu coração.
Sétima:
O amor:
Isso significa amar essa palavra e o que mostra e suas regras,amar Allah e seu mensageiro, e priorizar o amor deles em relação a todos amados; o Altíssimo diz:
﴿وَمِنَ ٱلنَّاسِ مَن يَتَّخِذُ مِن دُونِ ٱللَّهِ أَندَادٗا يُحِبُّونَهُمۡ كَحُبِّ ٱللَّهِۖ وَٱلَّذِينَ ءَامَنُوٓاْ أَشَدُّ حُبّٗا لِّلَّهِۗ ...﴾ [البقرة: 165]
E dentre os homens há quem, em vez de Allah tome semelhantes, amando-os como se ama a Allah. E os que crêem são mais veementes no amor de Allah.
Oitava:
Descrença daquilo que de adora além de Allah:
Conforme consta através do Profeta - Que a paz e benção de Allah estejam com ele -, disse:
Aquele que pronunciar "La ilaha illa Allah" e descrer aquilo que se adoram além de Allah, são ilícitos seus bens, sua vida e seu julgamento cabe a Allah
Que são: Crer em Allah, nos Seus anjos; nos Seus livros; nos Seus mensageiros; no dia do juízo final; e na predestinação, que o bem e o mal advém exclusivamente de Allah, o Altíssimo.
A prova disso é o hadith do anjo Gabriel quando perguntou o profeta - Que a paz e bençãos de Allah estejam sobre ele - sobre a fé, ele disse:
A fé é crer em Allah, Seus anjos, Seus livros, Seus mensageiros, e o Derradeiro Dia e fé na predestinação, seja do bem e do mal.
Primeiro:
A fé em Allah:
A fé em Allah é composto por quatro questões:
A fé pela existencia de Allah, o Altíssimo; sua existência mostra-se pelo Altíssimo:
A natureza, o juízo, a shariah e o sentido.
Quanto a prova da natureza sobre a Sua existência, toda criatura por natureza tem a fé pelo Seu Criador sem antecipação de um pensamento ou ensinamento, conforme o mensageiro - Que a paz e bençãos de Allah estejam sobre ele - disse:
Toda criança nasce com uma natureza perfeita, então seus pais induzem-no ao judaísmo ou cristianismo ou aos adoradores de fogo (majússi).
Quanto a prova do juízo sobre a existência de Allah, o Altíssimo, porque estas criaturas, sejam as antepassadas e as actuais é preciso que tenham um Criador que fez existir, pois, não é possivel fazer-se existir por si mesmas, e não é possivel que existam repentinamente.
Quanto as provas da shariah sobre a existência de Allah, o Altíssimo, é porque todos livros celestiais falam e informam sobre isso.
O grandioso e melhor deles é o Nobre Alcorão.
E assim todos os mensageiros, o melhor, o último e lider deles é o Muhammad - Que a paz e bençãos de Allah estejam sobre ele - todos orientaram para isso e esclareceram.
Quanto a prova dos sentidos, sobre a existência de Allah, o Altíssimo, tem duas vertentes:
Uma delas:
Nós ouvimos e vimos as respostas dos suplicantes, o alívio (com chuva) dos afligidos, o que indica uma evidência conclusiva sobre a existência do Altíssimo.
Segunda vertente:
Os sinais dos profetas que são denominados milagres, as pessoas presenciam ou ouvem falar delas, é uma luz conclusiva sobre a existência do Criador, Manipulador, Mentor do Universo, que é Allah, o Altíssimo.
A fé pelo Seu Senhorio:
Isto é, Ele Único é o Senhor, não tem parceiro e nem outro específico, o Senhor é aquele que lhe pertence a criação, a soberania e a ordem, no entanto, não Criador senão Allah, nem Soberano senão Ele; o Altíssimo diz:
﴿... أَلَا لَهُ ٱلۡخَلۡقُ وَٱلۡأَمۡرُۗ ...﴾ [الأعراف: 54]
Acaso, não Lhe pertencem a criação e o poder?
E disse o Glorificado:
﴿... ذَٰلِكُمُ ٱللَّهُ رَبُّكُمۡ لَهُ ٱلۡمُلۡكُۚ وَٱلَّذِينَ تَدۡعُونَ مِن دُونِهِۦ مَا يَمۡلِكُونَ مِن قِطۡمِيرٍ١٣﴾ [فاطر: 13]
Esse Allah, vosso Senhor, d'Ele é a soberania. E os que invocais além d'Ele, não possuem sequer uma pelicula de caroço de tamara
A fé na Sua Divindade:
Isto é, Ele Único é verdadeira Divindade, sem parceiros.
al-ilahi significa (al-ma'luh), isto é o adorado por amor e grandeza; o Altíssimo diz:
﴿وَإِلَٰهُكُمۡ إِلَٰهٞ وَٰحِدٞۖ لَّآ إِلَٰهَ إِلَّا هُوَ ٱلرَّحۡمَٰنُ ٱلرَّحِيمُ ١٦٣﴾ [البقرة: 163]
E vosso deus é Allah Único. Não há divindade senão Ele, O Misericordioso, O Misericordiador.
E o Altíssimo diz:
﴿لَقَدۡ أَرۡسَلۡنَا نُوحًا إِلَىٰ قَوۡمِهِۦ فَقَالَ يَٰقَوۡمِ ٱعۡبُدُواْ ٱللَّهَ مَا لَكُم مِّنۡ إِلَٰهٍ غَيۡرُهُۥٓ ...﴾ [الأعراف: 59]
E, com efeito, enviamos Noé a seu povo. E disse: "Ó meu povo! Adorai a Allah. Não tendes outro deus que não seja Ele. Então, não temeis a Allah?"
A fé nos Seus nomes e atributos:
Isto é, confirmar aquilo que Allah confirmou sobre si mesmo no Seu Livro, ou sunnah do Seu mensageiro - Que a paz e bençãos de Allah estejam sobre ele - dentre os nomes e atributos de forma adequada sem deturpação e nem distorção, nem adaptação e nem comparação; o Altíssimo:
﴿... لَيۡسَ كَمِثۡلِهِۦ شَيۡءٞۖ وَهُوَ ٱلسَّمِيعُ ٱلۡبَصِيرُ١١﴾ [الشورى: 11]
Nada é igual a Ele. E Ele é O Oniouvinte, O Onividente.
Os frutos que fornecem a fé em Allah:
Dentre eles:
Certificar a unicidade de Allah, para que o coração não se relacione para além d'Ele, em rogo e nem temor, e não adorar além d'Ele.
Amor completo a Allah, o Altíssimo, Sua exaltação seguindo Seus belos nomes e sublimes atributos.
Certificar Sua adoração realizando aquilo que Ele ordenou e abster-se aquilo que Ele proibiu.
Segunda:
A crença nos anjos:
Conceito de anjos:
Um mundo oculto, criados a partir da luz, adoradores de Allah, o Altíssimo, não possuem nenhuma particularidade de senhorio e nem divindade, Allah criou-os da luz, agraciou-lhes a submissão total da Sua ordem, e a força sobre a sua implementação, são númerosos e ninguém é capaz de contá-los excepto Allah, o Altíssimo.
A crença nos anjos é composta por quatro questões:
Primeira:
A crença na existência deles.
Segundo:
A crença daquele que sabemos seu nome como o Gabriel, e aquele que não sabemos seu nome cremos nele em geral.
Terceira:
A crença daqueles que sabemos de suas características.
Quarto
A crença daqueles que sabemos de suas acções que eles executam pela ordem de Allah, o Altíssimo, como por exemplo o anjo da morte, responsável pela recolha de almas diante da morte.
Terceira:
A crença nos livros:
Refere-se aos livros que Allah, o Altíssimo, revelou para seus mensageiros como misericordia para a criatura e orientação deles para que cheguem através deles a felicidade na vida mundana e no Além.
As questões que seguem a crença nos livros:
Primeira:
A crença que a revelação deles foi através de Allah é verdadeira.
Segunda:
A crença daqueles que sabemos seus nomes, dentre eles o seu nome como o Alcorão que foi revelado para Muhammad - Que a paz e bençãos de Allah estejam sobre ele - e a Tora que foi revelado para Moisés - Que a paz esteja sobre ele -.
Terceira:
Acreditar daquilo que ouves dentre as suas informações, como as informações do Alcorão, e as informações daqueles que não foram distorcidos ou deturpados dentre os livros passados.
Quarta:
Praticar as regras desde que não sejam revogadas, o agrado e aceitação deles, seja com entendimento de propósito ou não entendendo, e todos livros passados foram revogados pelo Nobre Alcorão.
O Altíssimo diz:
﴿وَأَنزَلۡنَآ إِلَيۡكَ ٱلۡكِتَٰبَ بِٱلۡحَقِّ مُصَدِّقٗا لِّمَا بَيۡنَ يَدَيۡهِ مِنَ ٱلۡكِتَٰبِ وَمُهَيۡمِنًا ...﴾ [المائدة: 48]
E para ti, fizemos descer o Livro, com a verdade, para confirmar os Livros que havia antes dele e para prevalecer sobre eles.
O que traz a crença nos livros:
Primeiro:
Conhecer a misericordia de Allah, e Seu cuidado que dá a Suas criaturas, que por isso fez descer livro a cada comunidade para que serve-se de guia.
Segunda:
O conhecimento da sabedoria de Allah, o Altíssimo, na sua shariah, pois, legislou para cada povo daquilo que é adequado a sua situação; conforme o Altíssimo diz:
﴿... لِكُلّٖ جَعَلۡنَا مِنكُمۡ شِرۡعَةٗ وَمِنۡهَاجٗاۚ ...﴾ [المائدة: 48]
A cada um de vós temos ditado uma lei e uma norma;
Quarta:
A crença nos mensageiros:
O mensageiro é o ser humano que foi revelado com uma legislação e foi ordenado para divulgá-la, e o primeiro mensageiro é Noé e o último deles Muhammad - Que a benção e paz esteja sobre todos eles -.
E a nação nunca ficou sem mensageiro, que Allah, o Altíssimo, enviava com uma legislação independente para seu povo ou um profeta revelado para ele com uma legislação anterior de mensageiros para renová-la; o Altíssimo diz:
﴿وَلَقَدۡ بَعَثۡنَا فِي كُلِّ أُمَّةٖ رَّسُولًا أَنِ ٱعۡبُدُواْ ٱللَّهَ وَٱجۡتَنِبُواْ ٱلطَّٰغُوتَۖ ...﴾ [النحل: 36]
Em verdade, enviamos para cada povo um mensageiro, para dizer: Adorai a Allah e evitai o sedutor (at-taghut).
E o Altíssimo diz:
﴿... وَإِن مِّنۡ أُمَّةٍ إِلَّا خَلَا فِيهَا نَذِيرٞ٢٤﴾ [فاطر: 24]
E nunca houve nação, sem que nela passasse um admoestador.
Os mensageiros são humanos, filhos de Adão criados, não possuem nenhuma particularidade de senhorio e divindade e verifica-se neles particularidades humanas de compaixão, a morte, a necessidade de alimento, bebida e outros similares.
As questões que compõem a crença nos mensageiros:
Primeira:
A crença de que a mensagem deles é verdadeira, provém de Allah, o Altíssimo, aquele que descrer uma de suas mensagens, descreu a todas, o Altíssimo diz:
﴿كَذَّبَتۡ قَوۡمُ نُوحٍ ٱلۡمُرۡسَلِينَ١٠٥﴾ [الشعراء: 105]
O povo de Noé desmentiu aos Mensageiros,
Segunda:
A crença de quem sabemos seu nome dentre eles, como por exemplo:
Muhammad, Abrão, Moisés, Jesus, Noé - Que a benção e paz esteja sobre eles - ; estes são ulu al-azmi dentre os mensageiros, e quanto aqueles que não sabemos seus nomes, acreditamos neles em geral; o Altíssimo diz:
﴿وَلَقَدۡ أَرۡسَلۡنَا رُسُلٗا مِّن قَبۡلِكَ مِنۡهُم مَّن قَصَصۡنَا عَلَيۡكَ وَمِنۡهُم مَّن لَّمۡ نَقۡصُصۡ عَلَيۡكَۗ ...﴾ [غافر: 78]
Antes de ti, havíamos enviado mensageiros ; as histórias de alguns deles te temos relatado, e há aqueles dos quais nada te relatamos.
Terceira:
ACreditar aquilo que é verdadeiro sobre eles dentre suas informações.
Quarta:
Prática da legislação de quem foi revelado para nós, que é o último deles Muhammad - Que a paz e bençãos de Allah estejam sobre ele -.
Frutos da fé nos mensageiros:
Primeiro:
O conhecimento da misericordia de Allah, o Altíssimo, e seu auxílio a seus servos, pois, enviou para eles mensageiros para a orientação deles para a senda recta de Allah, e para esclarece-los como devem adorar a Allah
Segunda:
Agradecer a Allah por essa enorme graça.
Terceira:
Amor aos mensageiros - Que a paz esteja sobre eles - engrandece-los e elogiá-los daquilo que adequado para eles porque são mensageiros de Allah, o Altíssimo, executaram sua adoração e expandiram a sua mensagem e conselho a seus servos.
Quinta:
A crença no Derradeiro Dia
Derradeiro Dia é o Dia da Ressurreição que Allah ressuscitará as pessoas para o julgamento e a recompensa, assim foi denominado porque não haverá outro dia depois deste.
E dentre os frutos que se colhem da crença no Derradeiro Dia:
Primeiro:
A crença na ressuscitação, e a ressuscitação é uma verdade confirmada, mostra-se no Alcorão, sunnah e pela unanimidade dos muçulmanos.
Segunda:
A crença no julgamento e a recompensa, o servo será julgado sobre suas acções e será recompensado, mostra-se isso no Alcorão, sunnah e na unanimidade dos muçulmanos.
Terceira:
A crença pela existencia do paraíso e do inferno e que eles são moradias eternas para a criatura.
Alcança-se a crença no Derradeiro Dia em tudo que acontece após a morte; como por exemplo:
A tentação do túmulo, o castigo no túmulo e sua dádiva
Frutos que se colhem da crença no Derradeiro Dia:
Primeiro:
O medo de cometer o pecado e a satisfação por ele, com temor do castigo de Allah nesse dia.
Segunda:
O desejo de obedecer (Allah) e a diligência sobre ela, para alcançar a recompensa dquele dia.
Terceira:
Há um consolo ao crente daquilo que ele não logra dos prazeres desta vida mundana, e luxuria ao saber que espera ganhar um grande prêmio e luxuria na Vida do Além.
Sexta:
A crença na predestinação:
Destino:
Determinação de Allah para as criações como preveu sua ciência, e seguido da sua sabedoria.
As questões seguem a crença na predestinação:
Primeira:
A crença de que Allah, o Altíssimo, soube de todas coisas no seu total e com detalhes antes e para sempre, seja aquilo que é relacionado com Seus afazeres ou afazeres dos servos.
Segunda:
A crença de que Ele escreveu isso na Parede Protegida.
Terceira:
A crença de que todas as criações não acontecem senão daquilo que Allah, o Altíssimo, quer.
Sejam elas relacionadas de seus afazeres ou daquelas relacionadas de afazeres das criaturas; o Altíssimo diz:
﴿وَرَبُّكَ يَخۡلُقُ مَا يَشَآءُ وَيَخۡتَارُۗ ...﴾ [القصص: 68]
Teu Senho cria e escolhe da maneira que melhor Lhe apraz
Quarta:
A crença de que todas as criações são criaturas de Allah, o Altíssimo, com suas características e movimentos; conforme o Altíssimo diz:
﴿ٱللَّهُ خَٰلِقُ كُلِّ شَيۡءٖۖ وَهُوَ عَلَىٰ كُلِّ شَيۡءٖ وَكِيلٞ٦٢﴾ [الزمر: 62]
Allah é O Criador de todas as cousas. E Ele, sobre todas as cousas, é Patrono.
Para a crença na predestinação, há frutos magníficos, dentre eles:
Primeiro:
Dependencia de Allah ao praticar um acto, pois, não se depende do prório acto porque todas as coisas acontecem pela determinação de Allah, o Altíssimo.
Segundo:
O ser humano não pode admirar-se ao alcançar o seu desejo, pois, alcançar a dádiva de Allah, o Altíssimo, daquilo que Ele determinou é uma das razões do bem e de vitória, e admirar a si mesmo faz esquecer a gratidão desta dádiva.
Terceira:
A tranquilidade e o sossego espiritual daquilo que ocorre nele dentre as determinações de Allah o qual pertence a soberania dos céus e da terra, e inevitavelmente ele é uma criação; o Altíssimo diz:
﴿مَآ أَصَابَ مِن مُّصِيبَةٖ فِي ٱلۡأَرۡضِ وَلَا فِيٓ أَنفُسِكُمۡ إِلَّا فِي كِتَٰبٖ مِّن قَبۡلِ أَن نَّبۡرَأَهَآۚ إِنَّ ذَٰلِكَ عَلَى ٱللَّهِ يَسِيرٞ٢٢ لِّكَيۡلَا تَأۡسَوۡاْ عَلَىٰ مَا فَاتَكُمۡ وَلَا تَفۡرَحُواْ بِمَآ ءَاتَىٰكُمۡۗ وَٱللَّهُ لَا يُحِبُّ كُلَّ مُخۡتَالٖ فَخُورٍ٢٣﴾ [الحديد: 22-23]
Nenhuma desgraça ocorre, na terra, nem em vós mesmos, sem que esteja em um Livro antes mesmo de Nós a criarmos. Por certo, isso, para Allah é fácil.
Assim é, para que vos não aflijais com o que perdestes nem jubileis com o que Ele vos concedeu. E Allah não ama a nenhum presunçoso, vanglorioso,
Duas seitas estão na perdição sobre a predestinação:
Primeira:
Al-Jabariyah aqueles que dizem o servo forçado sobre a sua acção e não possui o querer e nem capacidade.
Segunda:
Al-Qadariay aqueles que dizem o servo é independente na sua acção no querer e na capacidade, o querer e a determinação de Allah não tem efeito.
Eles negam que Allah tenha predestinado as coisas e fez antes delas existirem.
O dito das duas seitas é o cúmulo da invalidade.
TAUHID AL-ULUHIYYAH (Unicidade na Divindade)
TAUHID RUBUBIYYAH (Unicidade no Senhorio)
TAUHID ASSMÁ WA SIFAAT (Unicidade nos nomes e atributos)
Conceito de Tauhid (Unicidade).
"É unificar Allah pela adoração"
São três tipos:
Primeiro: TAUHID RUBUBIYYAH
É o conhecimento e a crença que Allah é único responsavel pela criação, o sustento, a administração; e este tipo acataram os idólatras mas não os fez entrar no Islam; a evidência é o dito do Altíssimo:
﴿وَلَئِن سَأَلۡتَهُم مَّنۡ خَلَقَهُمۡ لَيَقُولُنَّ ٱللَّهُۖ ...﴾ [الزخرف: 87]
E, se lhes perguntas: "Quem os criou?", em verdade, dirão: "Allah!"
Segundo: TAUHID ASSMÁ WA SIFAAT
É descrever-se Allah como Ele descreveu a si próprio no Seu Livro ou foi descrito pelo Seu mensageiro - Que a paz e bençãos de Allah estejam sobre ele - de forma adequada pela sua grandiosidade e majestade; este tipo acataram alguns idólatras e outros negaram por ignorãncia e teimosia.
Terceiro: TAUHID AL-ULUHIYYAH:
É especificar a adoração para Allah, Único que não tem parceiro em todos tipos de adoração:
Como o amor, o medo, o desejo, a confiança, a súplica e outros similares dentre os tipos de adoração, este é o tipo que os idólatras rejeitaram.
AS TRÊS DIVISÕES DA IDOLATRIA
SHIRK AKBAR (Idolatria maior)
SHIRK ASSGHAR (Idolatria menor)
SHIRK KHUFYI (Idolatria oculto)
Idoltria maior obriga a anulação das acções, castigo eterno no fogo infernal; conforme o Altíssimo diz:
﴿... وَلَوۡ أَشۡرَكُواْ لَحَبِطَ عَنۡهُم مَّا كَانُواْ يَعۡمَلُونَ٨٨﴾ [الأنعام: 88]
E se eles houvessem idolatrado, haver-se-ia anulado o que faziam.
E disse o Glorificado:
﴿مَا كَانَ لِلۡمُشۡرِكِينَ أَن يَعۡمُرُواْ مَسَٰجِدَ ٱللَّهِ شَٰهِدِينَ عَلَىٰٓ أَنفُسِهِم بِٱلۡكُفۡرِۚ أُوْلَٰٓئِكَ حَبِطَتۡ أَعۡمَٰلُهُمۡ وَفِي ٱلنَّارِ هُمۡ خَٰلِدُونَ١٧﴾ [التوبة: 17]
Não é admissível que os idólatras povoem as mesquitas de Allah, testemunhando contra si mesmos a renegação da Fé. Esses são aqueles cujas obras se anularão. E, no Fogo, eles serão eternos.
E quem morrer nela, Allah não o perdoará, o Paraíso para ele é ilícito; conforme o Altíssimo diz:
﴿إِنَّ ٱللَّهَ لَا يَغۡفِرُ أَن يُشۡرَكَ بِهِۦ وَيَغۡفِرُ مَا دُونَ ذَٰلِكَ لِمَن يَشَآءُۚ ... ٤٨﴾ [النساء: 48]
Por certo Allah não perdoa que algo seja associado a ele, e perdoa tudo que está abaixo disso, a quem lhe apraz.
E disse o Glorificado:
﴿... إِنَّهُۥ مَن يُشۡرِكۡ بِٱللَّهِ فَقَدۡ حَرَّمَ ٱللَّهُ عَلَيۡهِ ٱلۡجَنَّةَ وَمَأۡوَىٰهُ ٱلنَّارُۖ وَمَا لِلظَّٰلِمِينَ مِنۡ أَنصَارٖ٧٢﴾ [المائدة: 72]
{A quem atribuir parceiros a Allah, ser-lhe-á vedada a entrada no Paraíso e sua morada será o fogo infernal! Os iníquos jamais terão socorredores}.
Dentre seus tipos:
Suplicar aos mortos e ídolos, pedido de chuva a eles, fazer promessa para eles, sacrificar animais para eles, e outros similares.
Quanto a idolatria menor:
É aquela que consta nos textos do Alcorão e sunnah denominando-se idolatria, mas não são da espécie da idolatria maior.
Como al-riyá em alguns actos, jurar além do nome de Allah, o dito "masha Allah wa sha'a fulano" e outros similares; cinforme o dito do profeta - Que a paz e bençãos de Allah estejam sobre ele -
O maior medo que tenho por vocês é a idolatria menor. Foi perguntado sobre ela e disse: al-riyá.
Narrado por Imam Ahmad, Tabarany e Al-Baihaqii; através de Mahmud bin Labíd Al-Ansari - Que Allah esteja satisfeito com ele -; e narrou Tabarany através de Mahmud bin Labíd, segundo Rafii bin Khadij através do profeta - Que a paz e bençãos de Allah estejam sobre ele -.
E o dito do Profeta - Que a paz e bençãos de Allah estejam sobre ele:
Aquele que jurar por algo além de Allah já cometeu idolatria
Narrado por Imam Ahmad através de Umar bin Al-Khattab - Que Allah esteja satisfeito com ele - ; narrado por Abu Daud e Tirmizi no hadith de ibn Umar - Que Allah esteja satisfeito com ele - através do profeta - Que a paz e bençãos de Allah estejam sobre ele - disse:
"Aquele que jurar sem ser em nome de Allah, já descreu ou cometeu idolatria.”
E o dito do Profeta - Que a paz e bençãos de Allah estejam sobre ele:
Não digam "Masha Allah wa sha'a fulano, mas digam "masha Allah thumma fulano"
Narrado por Abu Daud, através Huzhaifat bin Al-Ymani - Que Allah esteja satisfeito com ele.
Este tipo não leva a apostasia, e não leva a eternidade no fogo infernal, mas diminui a integridade do tauhid.
Quanto ao terceiro tipo:
Que é a idolatria oculta:
Sua evidência é o dito do profeta - Que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele -
Posso vos dizer o que tenho mais medo sobre vós do que o massih dajjal? Disseram: Claro. Ele disse: a idolatria oculta...um homem se levanta para rezar e efectua da melhor maneira a sua oração, quando vê o olhar do homem nele.
Narrado por Imam Ahmad, através de Abu Said Al-Khudry - Que Allah esteja satisfeito com ele -.
E permite-se a divisão da idolatria somente em dois tipos
Maior e Menor.
Quanto a idoltria oculta engloba nos dois. Acontece na idolatria maior como é a idolatria dos hipócritas, pois, ocultam suas falsas crenças, e demonstram-se com Islam por al-riyá e medo sobre eles mesmos.
E acontece na idolatria menor, como al-riyá, conforme o hadith anterior de Mahmud bin Labíd Al-Ansari e o hadith de Abu Said...E Allah é resposável pelo sucesso.
São cinco:
Testemunho que não há deus digno de ser adorado além de Allah e testemunho que Muhammad é Mensageiro de Allah
A prática da oração.
Pagar o zakat
Jejum de Ramadan
E a Peregrinação na Casa de Sagrada de Allah para aquele que reunir as condições.
Após o autor - Que Allah, o Altíssimo, o proteja - terminar sobre a divisão do tauhid e a divisão da idolatria, começou sobre cinco pilares do Islam.
Consta no hadith verdadeiro que foi narrado por Abu Abdurahman Abdullah bin Umar bin Al-Khattab - Que Allah esteja satisfeito com ele - disse:
Ouvi do Mensageiro de Allah - Que a paz e as bênçãos de Allah esdtajam sobre ele - dizendo:
O Islã foi erguido por cinco pilares: prestar testemunho de que não há divindade digna de ser adorada senão Allah e Muhammad é Seu mensageiro, a prática da oração, o pagamento do zakat, a peregrinação na Casa e o jejum de Ramadan.
Seu dito: << O Islam foi erguido por cinco >> isto é, cinco pilares...exemplificaram o Islam com uma construção que não não é firme senão com cinco pilares, não há construção sem eles e o restante são partes complementares da construção.
Seu dito: <
Seu dito: << prática da oração >> no sahih Muslim segundo Jábir - Que Allah esteja satisfeito com ele - disse:
Entre o homem e descrença, está o abandono da oração.
E no hadith de Muazh - Que Allah esteja satisfeito com ele - narra que o profeta - Que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele - disse:
O cúmulo da ordem está o Islam e sua base é a oração
E Abdullah bin Shafiiq disse:
Os companheiros do mensageiro - Que a paz e bençãos de Allah estejam sobre ele - não viam dentre as acções em que seu abandono era descrença a não ser a oração.
Seu dito: << pagar o zakat >> é o terceiro pilar dentre os pilares do Islam.
O Altíssimo diz:
﴿وَأَقِيمُواْ ٱلصَّلَوٰةَ وَءَاتُواْ ٱلزَّكَوٰةَ ...﴾ [البقرة: 43]
E cumpri a oração e concedei o zakat.
E o Altíssimo diz:
﴿وَمَآ أُمِرُوٓاْ إِلَّا لِيَعۡبُدُواْ ٱللَّهَ مُخۡلِصِينَ لَهُ ٱلدِّينَ حُنَفَآءَ وَيُقِيمُواْ ٱلصَّلَوٰةَ وَيُؤۡتُواْ ٱلزَّكَوٰةَۚ وَذَٰلِكَ دِينُ ٱلۡقَيِّمَةِ ٥﴾ [البينة: 5]
E não lhes fora ordenado senão adorar a Allah, sendo sinceros com Ele na devoção, sendo monoteístas, e cumprir a oração e conceder az-zakah (a ajuda caridosa). E essa é a religião reta.
Seu dito: << jejum de Ramadan >> é o quarto pilar dentre os pilares do Islam.
O Altíssimo diz:
﴿يَٰٓأَيُّهَا ٱلَّذِينَ ءَامَنُواْ كُتِبَ عَلَيۡكُمُ ٱلصِّيَامُ كَمَا كُتِبَ عَلَى ٱلَّذِينَ مِن قَبۡلِكُمۡ لَعَلَّكُمۡ تَتَّقُونَ١٨٣﴾ [البقرة: 183]
Ó vós que credes! É-vos prescrito o jejum como foi prescrito aos que foram antes de vós, para serdes piedosos.
Seu dito: << A Peregrinação na Casa >> este é quinto pilar dentre os pilares do Islam.
O Altíssimo diz:
﴿... عَلَى ٱلنَّاسِ حِجُّ ٱلۡبَيۡتِ مَنِ ٱسۡتَطَاعَ إِلَيۡهِ سَبِيلٗاۚ وَمَن كَفَرَ فَإِنَّ ٱللَّهَ غَنِيٌّ عَنِ ٱلۡعَٰلَمِينَ ٩٧﴾ [آل عمران: 97]
E por Allah impende aos homens a peregrinação a Casa, a quem até ela possa chegar. E quem renega, por certo Allah é bastante a Si mesmo, prescindindo dos homens.
Este hadith tem grande essência no conhecimento da religião Islâmica.
São cinco:
Ser muçulmano; gozar das faculdades mentais; lucidez, purificação (tomando banho ou fazendo o wudhu); remover as impurezas;cobrir a aurah (as partes do corpo que há obrigatoriedade de cobri-las); entrada do horario da oração; direccionar-se para o quiblah; e a intenção.
Após o autor mencionar os pilares do Islam na quinta lição, viu a necessidade de mencionar aqui as condições para a validade da oração, pois, a oração é o pilar do Islam mais forte após os dois testemunhos, e a oração não é válida senão com as condições, por isso mereceu mencionar aqui.
Primeiras condições:
Ser muçulmano, gozar das faculdades mentais e lucidez; então, não é válida para o incrédulo pois, a sua acção é nula, nem para o louco por não ter um encargo, e nem para a criança; conforme o entendimento do hadith:
Ordenem vossos filhos a prática da oração aos sete anos.
O hadith.
Quarta condição:
Purificação da impureza; conforme o dito do profeta - Que a paz e bençãos de Allah estejam sobre ele -
Allah não aceita a oração sem a purificação.
Quinta condição:
Entrada do horário (da oração); o Altíssimo diz:
﴿أَقِمِ ٱلصَّلَوٰةَ لِدُلُوكِ ٱلشَّمۡسِ ...﴾ [الإسراء: 78]
Cumpre a oração, do declínio do sol...
E Umar - Que Allah esteja satisfeito com ele - disse:
A oração tem o seu tempo que Allah prescreveu, não é valida senão com o mesmo.
É hadith do anjo Gabriel quando o profeta - Que a paz e bençãos de Allah estejam sobre ele - dirigiu as cinco orações e em seguida disse: < Entre essas duas há um horario >
Sexta condição:
Cobrir a aurah se for possivel com algo que não descreve a pele; conforme o dito do Altíssimo:
﴿۞ يَٰبَنِيٓ ءَادَمَ خُذُواْ زِينَتَكُمۡ عِندَ كُلِّ مَسۡجِدٖ وَكُلُواْ وَٱشۡرَبُواْ وَلَا تُسۡرِفُوٓاْۚ إِنَّهُۥ لَا يُحِبُّ ٱلۡمُسۡرِفِينَ٣١﴾ [الأعراف: 31]
Ó filhos de Adão! Tomai vossos ornamentos em mesquitas.
E o dito do Profeta - Que a paz e bençãos de Allah estejam sobre ele:
Allah não aceita a oração da rapariga que atingiu a puberdade excepto coberta.
E hadith de Salmah bin Al-Aku'u; disse:
Eu disse: Ó mensageiro de Allah! Eu costumo estar na caça e rezo com uma camisa. O profeta disse: Sim e abotoe mesmo que seja com picos.
Certificou-os Tirmizi
Citou ibn Abdul Barr a unanimidade sobre a invalidação da oração de quem reza pelado enquanto é capaz de se cobrir.
Sétima condição:
Abster-se da impureza para seu corpo, sua roupa e o lugar da oração; conforme o dito do Altíssimo:
﴿وَثِيَابَكَ فَطَهِّرۡ ٤﴾ [المدثر: 4]
E a teus trajes, purifica-os.
E o dito do profeta - Que a paz e bençãos de Allah estejam sobre ele - para Asmá sobre o sangue menstrual:
Limpe, em seguida esfregue com água, depois entorne água nele, em seguida reze com ele
Bukhar e Muslim
Oitava condição:
Direcionar-se ao quibla; conforme o dito do Altíssimo:
﴿... فَوَلِّ وَجۡهَكَ شَطۡرَ ٱلۡمَسۡجِدِ ٱلۡحَرَامِۚ ...﴾ [البقرة: 144]
Orienta teu rosto (ao cumprir a oração) para a Sagrada Mesquita (de Makka)!
Nona condição:
A intenção; por constar do profeta - Que a paz e bênção de Allah estejam sobre ele -, que disse:
As ações são recompensadas segundo as intenções.
E com isso completou-se as condições da oração, e Allah sabe mais.
São catorze:
Ficar em pé, para quem é capaz; o takbirat al-ihram (i.é, dizer Allahu Akbar no início da oração); recitar o surat Al-Fátihah; ruku (genuflexão); ficar em pé depois do rukú; a prostração sob sete membros e o levantar da prostração; sentar entre as duas prostrações; tranquilidade em todas as acções; a sequência entre os pilares; o último tashahhud (que é o recitar attahiyyátu Lillah) e o sentar para isso; pedir bençãos para o profeta (isto é, dizer: allahuma salli ala Muhammad wa ala aali Muhammad...) e os dois taslimes (assalam alaikum wa rahmatullah...)
Depois do nosso sheikh e pai - Que Allah seja misericordioso com ele - falar sobre as condições da oração na lição anterior, pois, as condições da oração antecipam a oração, mereceu em mencionar aqui os pilares porque são temporários com a própria oração.
Portanto, o primeiro pilar dentre os pilares da oração:
Ficar em pé, para quem é capaz; conforme o dito do Altíssimo:
﴿...وَقُومُواْ لِلَّهِ قَٰنِتِينَ٢٣٨﴾ [البقرة: 238]
E levantai-vos, sendo devotos a Allah
E o profeta - Que a paz e bençãos de Allah estejam sobre ele - disse no hadith Imran::
Reze em pé
Os sábios são unanimes sobre isso:
Segundo Pilar:
Takbirat al-ihram; conforme o dito do profeta - Que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele -,
A chave da oração é a purificação, e seu início é com o takbir (Allahu Akbar), e seu final é com taslim (asalam alaikum...)
Narrado por cinco imamos excepto An-Nassai.
Tirmizhi disse que é o mais certo nesse capítulo; e conforme o dito do profeta - Que a paz ebençãos de Allah estejam sobre ele - para o homem que negligenciou sua oração:
Se levantares para efectuar a oração, embeleze a ablução, depois dirige-se ao Quibla e faça o takbir.
Bukhar e Muslim
Terceiro pilar:
Recitar surat Al-Fátiha; conforme o hadith de Ubadat bin Saamit relatou que o mensageiro de Allah - Que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele - disse:
Não ha oração para aquele que não recitar a Abertura do Livro (surat Al-Fatiha).
Narrado por sete imamos
Quarto pilar:
O ruku; conforme o dito do Altíssimo:
﴿يَٰٓأَيُّهَا ٱلَّذِينَ ءَامَنُواْ ٱرۡكَعُواْ ... ﴾ [الحج: 77]
Ó fiéis, genuflecti (curvai-vos)
Como consta no Bukhari e Muslim no hadith de Abu Huraira - Que Allah seja satisfeito com ele - sobre o homem que negligenciou a sua oração e o mensageiro de Allah - Que a paz e bençãos de Allah estejam sobre ele - disse para ele:
Depois prostre ate estar tranquilamente prostrado;
Quinto pilar:
Ficar completamente em pé depois do rukú; conforme o dito do profeta - Que a paz e bençãos de Allah estejam sobre ele - para o negligente da sua oração:
Depois levante-se até estar completamente em pé.
E daquilo que foi narrado pelos cinco imamos, através de Abu Massud Al-Ansari relatou que o profeta - Que a paz e bençãos de Allah estejam sobre ele - disse:
Não é aceite a oração em que o homem não levanta sua coluna no ruku nem na prostração.
Sexto pilar:
Prostração sob sete membros; conforme o dito do profeta - Que a paz e bençãos de Allah estejam sobre ele -
Fui ordenado em prostrar sob sete membros: sobre a testa e apontou junto com o nariz,as mãos, os joelhos e a ponta dos pés.
Bukhar e Muslim
Sétimo pilar:
Sentar entre as duas prostrações; conforme o dito do profeta - Que a paz e bençãos de Allah estejam sobre ele - para o negligente da sua oração:
Depois levante até estar moderadamente sentado.
Conforme costa no hadith de Aisha - Que Allah esteja satisfeito com ela -:
Quando o profeta - Que a paz e bençãos de Allah esteja sobre ele - levantasse sua cabeça da prostração, não prostrava (novamente) até estar complemente sentado.
Narrado por Muslim.
Oitavo pilar:
Estar ligeiramente sentado após a primeira prostração; conforme o dito do profeta - Que a paz e bençãos de Allah estejam sobre ele - para o negligente da sua oração:
Depois levante até estar ligeiramente sentado.
Nono pilar:
A tranquilidade em todas as acções; conforme o dito do profeta - Que a paz e bençãos de Allah estejam sobre ele - para o negligente de sua oração:
Depois prostre ate estar tranquilamente prostrado;
O Profeta - Que a paz e bênçãos de Allah esteja sobre ele - rezava com tranquilidade durante a sua oração e dizia:
Rezem de igual modo me viram rezando;
Narrado por Bukhari
Décimo pilar:
A sequência entre os pilares:
Décimo primeiro e décimo segundo pilar:
O último tashahhud e a sentada para isso; conforme o profeta - Que a paz e bençãos de Allah estejam sobre ele -
“Attahiyaat (isto é, todas as palavras que indicam a glorificação de Allah, Sua Eterna Existência, Sua Perfeição, Sua Soberania) são para Allah, Todos os atos de adoração e boas ações são para Allah. A paz, a misericórdia, e as bênçãos de Allah estejam sobre você, ó Profeta. A paz esteja sobre nós e todos os virtuosos servos de Allah".
Ate no final do hadith no Bukhari e Muslim.
Décimo terceiro pilar:
A benção para o profeta - Que a paz e bençãos de Allah estejam sobre ele - no último tashahhud; conforme o hadith de Kaab bin Ujrah quando perguntou ao mensageiro - Que a paz ebençãos de Allah estejam sobre ele - sobre como poderia pedir bençãos para ele, o profeta disse:
Digam: Ó Allah agracia Muhammad e sua família assim com agraciaste Ibrahim, na verdade Es o mais Louvável e Glorioso; Ó Allah abençoe Muhammad e sua família assim como abençoaste Ibrahim, na verdade Es o mais Louvavel e Glorioso.
Narrado por sete imamos
Décimo quarto pilar:
Pedido de bençãos para o profeta - Que a paz e bençãos de Allah estejam sobre ele - e os dois taslimes; conforme o seu dito:
E sua finalização é com taslim
E o dito de Aisha - Que Allah esteja satisfeito com ela - na descrição da oração do profeta - Que a paz e bençãos de Allah estejam sobre ele - "Ele finalizava sua oração com taslim", no entanto, o taslim foi recomendado para finalizar a oração, é o seu término e sinal de seu sim.
E são oito:
Todos takbirats, menos o primeiro; dizer "samia Allah liman hamidah, para o imám, assim como para quem faz individualmente; e o dito:
Rabbaná walakal Hamdu, para todos; e o dito:
Subhána Rabbiyal Azim no rukú; e o dito:
Subhána Rabbiyal Alá na prostração; e o dito:
Rabb Guifirli, ao sentar entre as duas prostrações; o primeiro tashahhud e ao sentar para executá-lo.
O autor nesta lição passou para as obrigações da oração, após ter explicado os pilares da oração, ele adiantou os pilares sobre as obrigações porque os pilares são mais exigidos que as obrigações, pois, as obrigações forçam a realizar a prostração de esquecimento quando abandona-los por esquecimento, enquanto que o pilar quando é abandonado a oração é nula, seja por esquecimento ou intecional.
A primeira obrigação dentre as obrigações da oração
Todos takbirats, menos o primeiro, porque ele é um pilar, como citou-se anteriormente no dito de ibn Massud:
Vi o mensageiro - Que a paz e bençãos de Allah estejam sobre ele - a pronunciar o takbir toda vez que levantava, inclinava, ficava em pé e sentava.
Narrado por Ahmad, An-Nassai e Tirmizi confirmou a veracidade.
Segunda obrigação:
O dito: "samia Allahu liman hamidah" para o imam e para aquele que reza individualmente; conforme o hadith de Abu Huraira - Que Allah esteja satisfeito com ele -
O mensageiro - Que a paz e bençãos de Allah estejam sobre ele - pronunciava o takbir quando ficava em pé para a oração, em seguida pronunciava o takbir quando inclinava para o rukú, depois ao levantar sua coluna do rakah dizia:
سمع الله لمن حمده
"samia Allahu liman hamidah"
, em seguida, enquanto está em pé dizia:
ربنا ولك الحمد
"Rabbana wa laka al-hamdu"
Relatado por Bukhar e muslim
Terceira obrigação:
Expressão: "rabbana wa laka al-hamdu" para todos; como citou-se anteriormente.
Quarta e quinta obrigação:
A expressão:
سبحان ربي العظيم
“subhana rabbil adhiim” (Quão perfeito Tu és meu Senhor, o Poderosíssimo), uma vez na genuflexão
E a expressão:
سبحان ربي الأعلى
" subhana rabbial alá" uma vez na prostração.
Conforme o dito de Huzhaifat no hadith:
O Profeta - Que a paz e bênçãos de Allah esteja sobre ele - dizia na sua genuflexão (ruku):.
سبحان ربي العظيم
"Subhana rabbial azhiim"; e na sua prostração:
سبحان ربي الأعلى
"subhana rabbial alá"
Narrado por cinco (imamos), e certificado por Tirmizi
Sexta obrigação:
Expressão:
رب اغفر لي
"rabbi igfir lii" entre as duas prostrações; conforme o hadith de Huzhaifat relatou que o profeta - Que a paz e bençãos de Allah estejam sobre ele - dizia entre as duas prostrações:
رب اغفر لي، رب اغفر لي
"Rabbi igfir lii, Rabbi igfir lii” (Meu Senhor me perdoe, meu Senhor me perdoe)
Narrado por An-Nassai e ibn Majah.
Sétima obrigação:
O primeiro tashahhud;conforme o dito do profeta - Que a paz e bênção de Allah estejam sobre ele -:
Quando levantares para a tua oração pronuncie o takbir, em seguida leia uma parte do Alcorão, quando sentares na metade da oração, sossegue e sente sobre a tua coxa esquerda, emm seguida recite o tashahhud
Narrado por Abu Daud;
Oitava obrigação:
Sentar para o primeiro tashahhud; conforme o hadith de ibn Massud através do mensageiro:
Quando sentarem após a cada dois rakates digam: "attahiyyatu lillah" (Saudações para Allah"
Narrado por Ahmad e An-Nassai; e também quando o profeta - Que a paz e bençãos de Allah estejam sobre ele - esqueceu na oração de Zuhr, fez duas prostrações antes de taslim, no lugar que ele esqueceu sentar.
Esclarecimento de tashahhud (attahiyyatu" que é:
(Attahiyaat (isto é, todas as palavras que indicam a glorificação de Allah, Sua Eterna Existência, Sua Perfeição, Sua Soberania) são para Allah, Todos os atos de adoração e boas ações são para Allah. A paz, a misericórdia, e as bênçãos de Allah estejam sobre você, ó Profeta. A paz esteja sobre nós e todos os virtuosos servos de Allah. Eu testemunho que não há divindade real além de Allah, e eu testemunho que Muhammad é Seu servo e mensageiro. Ó Allah exalta Muhammad, suas esposas e seus descendentes assim como Tu exaltaste a família de Abraão. E abençoa Muhammad, suas esposas e seus descendentes como abençoaste a família de Abrão. Em verdade Tu és Laudabilíssimo, Munificente.
Em seguida no último tashahhud pede protecção a Allah do castigo infernal, do castigo do túmulo, e das tentações e atribulações da vida e da morte, e da aflição maldosa de al-massih dajjal (anti-cristo), depois escolhe a súplica que quiser principalmente as que constam, dentre elas:
Ó Allah, ajuda-me a lembrar-me de Ti, a sempre agradecer a Ti, e a adorar a Ti da melhor forma. Ó Allah eu tenho oprimido minha alma excessivamente, e não há ninguém que possa perdoar os pecados não ser Ti. Então me perdoa, pois o perdão vem de Ti, e tenha misericórdia de mim, pois em verdade Tu és o Perdoador, o Misericordioso.
Segundo Abdullah bin Mass’ud - Que Allah esteja satisfeito com ele - disse:
O mensageiro de Allah - Que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele veio ter connosco e disse:
Quando um de vós rezar, que diga:
التحيات لله والصلوات والطيبات السلام عليك أيها النبي ورحمة الله وبركاته السلام علينا وعلى عباد الله الصالحين، أشهد أن لا إله إلا الله، وأشهد أن محمدا عبده ورسوله
Saudações, orações e boas palavras são para Allah. Que a paz esteja contigo, Ó Profeta, e a misericórdia e bênçãos de Allah. Que a paz esteja também sobre nós e sobre todos servos de Allah virtuosos. Testemunho que não há divindade que mereça ser adorado excepto Allah e testemunho que Muhammad é Seu servo e Mensageiro
Bukhar e muslim
Hadith de ibn Massud é o mais correcto na narração sobre o tashahhud.
Segundo Abu Massud Al-Badry - Que Allah esteja satisfeito com ele - disse: Bashiir bin Saad disse: Ó mensageiro de Allah! Allah ordenou-nos a pedir bençãos para ti, então, como podemos pedir benção para ti? Ele ficou em silêncio, em seguida disse:
اللهم صل على محمد وعلى آل محمد كما صليت على إبراهيم وعلى آل إبراهيم إنك حميد مجيد، وبارك على محمد وعلى آل محمد كما باركت على إبراهيم وعلى آل إبراهيم إنك حميد مجيد
Digam:Ó Allah exalta Muhammad, suas esposas e seus descendentes assim como Tu exaltaste a família de Abraão. E abençoa Muhammad, suas esposas e seus descendentes como abençoaste a família de Abrão. Em verdade Tu és Laudabilíssimo, Munificente.
Narrado por Muslim.
Segundo Abu Huraira - Que Allah esteja satisfeito com ele - realtou que o mensageiro de Allah - Que a paz e bençãos de Allah estejam sobre ele - disse: Quando um de vós prestar o tashahhud deve pedir protecção de quatro coisas, dizendo:
اللهم إني أعوذ بك من عذاب جهنم، ومن عذاب القبر، ومن فتنة المحيا والممات، ومن فتنة المسيح الدجال
Ó Allah eu protejo-me em Ti do castigo infernal, e do castigo do túmulo, e das tentações e tribulações da vida e da morte, e da aflição maldosa do Al-Massih Ad-Dajjal
Bukhar e muslim
O hadith é prova sobre a recomendação de pedido de protecção do que foi mencionado nesta fase e isso após o pedido de benção para o profeta -Que a paz e bençãos de Allah estejam sobre ele.
Segundo Abu Bakr Siddiq - Que Allah esteja satisfeito com ele - disse para o mensageiro de Allah - Que a paz e bençãos de Allah estejam sobre ele - ensina-me uma súplica que posso fazer na minha oração. Ele disse: Diga:
اللهم إني ظلمت نفسي ظلما كثيرا ولا يغفر الذنوب إلا أنت فاغفر لي مغفرة من عندك وارحمني إنك أنت الغفور الرحيم.
Ó Allah eu tenho oprimido minha alma excessivamente, e não há ninguém que possa perdoar os pecados não ser Ti. Então me perdoa, pois o perdão vem de Ti, e tenha misericórdia de mim, pois em verdade Tu és o Perdoador, o Misericordioso.
Bukhar e muslim
O hadith é prova sobre a recomendação absoluta da súplica na oração e dentre a sua fase é após o tashahhud e pedido de benção para o profeta - Que a paz e bençãos de Allah estejam sobre ele - e também após o pedido de protecção contra quatro coisas, conforme o seu dito no hadith de ibn Massud.
Em seguida escolhe a prece que lhe impressiona e suplica
E existe prova sobre a permissão da súplica na oração daquele que consta e daquele que não consta, se não houver o que é proibido na shariah.
Noutra versão:
Em seguida, que escolha o pedido que quiser
Prece de abertura;
Colocar a mão direita sobre a esquerda acima do peito, quando estiver em pé,
Levantar as mãos, com os dedos juntos e esticados até próximo dos ombros ou das orelhas, quando fizer o primeiro takbir, quando estiver a ir para o rukú, quando voltar do rukú e quando estiver a levantar após o primeiro tashahhud, isto é, para o terceiro rakat;
No rukú e na prostração, recitar mais de uma vez o tasbih.
Acrescentar a expressão ( rabbana wa laka al-hamdu ) quando se levantar do rukú,
Recitar acima de uma vez a prece de pedido de perdão entre as duas prostrações;
Colocar a cabeça no mesmo nível que a coluna, ao fazer o rukú;
Afastar os úmeros da parte lateral do corpo, a barriga das coxas, e as coxas das canelas;
Não assentar os antebraços ao chão, no momento da prostração;
A pessoa que reza senta sobre a perna esquerda entre as duas prostrações e na primeira sentada para tashahhud, e coloca o pé direito erguido (com os dedos direcionados para o quiblah);
Na última sentada faz o At-Tauruk, que pressupõe erguer o pé direito com os dedos virados para o Quiblah e o pé esquerdo por baixo do direito, acomodando o traseiro no chão;
Enviar Saudações e pedido de bençãos para o Profeta Muhammad e sua família, para Abrão e sua família, após recitar o primeiro tashahhud;
A súplica após o último Tashahhud;
Recitar em voz audível na oração de Al-Fajr, e nos primeiros dois rakates das orações de Al-Magrib e Al-Ishá.
Recitar em voz não audível nas seguintes orações: Az-Zuhr, Al-Asr, no último rakát de Al-Magrib e nos dois últimos do Al-Isha;
Recitar alguma porção do Qur'an acima do Surat Al-Fátihah; observando os restantes sunnates, principalmente aqueles que mencionamos.
Sunnates da oração dividem-se em dois tipos:
Primeiro tipo: Sunnates que podem se pronunciar.
Segundo tipo: Sunnates práticas.
O autor mencionou nas frases, estes sunnates não há obrigação para cumpri-las mas aquele que cumpre algumas delas, tem recompensa, e quem abandona parte delas, não há culpa nisso, igual os restantes sunnates.
Mas é preciso que o muçulmano cumpra e lembrar-se o dito do profeta - Que a paz e bençãos de Allah estejam sobre ele - :
Sobre vós esta a minha sunnah e a sunnah do khalifas (sucessores) piedodos, guiados, apeguem-se neles com os dentes
E Allah - o Altíssimo - sabe mais.
E são oito:
Falar propositadamente, com consciência e conhecimento, porém quando é feito por esquecimento e ignorância não invalida;
Rir;
Comer;
Beber;
Destapar-se parte do aurah;
Desviar-se muito da direcção do Quiblah;
Distração de forma contínua durante a oração;
Perda da pureza.
Após o autor terminar de mencionar as condições da oração e seus pilares, suas obrigações e sunnates da oração, sejam, as que se pronunciam e práticas, falou sobre as invalidações da oração, para que o muçulmano esteja em alerta da invalidação da sua oração ao executar uma das oito invalidações, e elas estão da seguinte maneira:
Primeira:
Falar propositadamente, com consciência e conhecimento, porém quando é feito por esquecimento e ignorância não invalida sua oração; conforme foi narrado através de Zaid bin Al-Arqam, que disse:
Fomos ordenados em manter o silêncio e proibidos a falar.
Segunda:
Rir:
Disse ibn Al-Munzhir:
são unanimes que a risada estraga a oração.
Terceira e quarta:
Comer e beber:
Disse ibn Al-Munzhir:
São unanimes todos aqueles que memorizamos deles que aquele que comer ou beber na oração obrigatória intencionalmente, deve repetir a oração.
Quinta:
Deixar descoberta parte da aurah: Pois, dentre as condições da oração é cobrir a aurah e se a condição não for observada, anula-se a oração.
Sexta:
Desviar-se muito da direcção do Quiblah;
Porque uma das condições da oração é direcionar-se ao quiblah, como foi citado anteriormente.
Sétima:
Distração de forma contínua durante a oração;
Se for demasiada e de forma contínua, anula a oração, por unanimidade.
Ele disse no livro "Al-Kafi"
Se for pouca, não anula...pois o o profeta - Que a paz e bençãos de Allah estejam sobre ele - carregava umamat na sua oração, quando fiacava em pé levava e quando prostrava deixava em baixo...na oração de eclipse (salat al-kussuf) movimentava-se para a frente ou atras.
Oitava:
Perda da purificação: Pois, é condição para a validade da oração, então, quando quebra-se a ablução, a oração também invalida-se.
E são dez:
O Islam.
O juízo
A lucidez
A intenção
Acompanhar sua regra; Não fazer intenção contrária a primeira, isto é, de anular a ablução; até completar a purificação.
Interromper o que obriga a ablução.
Lavar ou limpar as partes intimas antes de iniciar, caso seja necessário;
Retirar tudo que inviabiliza a chegada de água aos membros
Entrada do horário da oração, para quem quebra sempre a sua purificação
Condições para validade da ablução:
Ser muçulmano, ter juízo, ser lúcido e a intenção; a ablução não é válida para o incrédulo, pois não é aceite dele até se converter ao Islam; nem do louco porque não tem nenhum encargo; e nem da criança que não é lúcida, e nem para aquele que não intencionou fazer ablução; como aquele que intenciona se refrescar ou lavar os membros para limpar impureza ou gordura.
E é condição para a validade da ablução, que a água seja pura, se for impura não é permitido, e é condição que a água seja adquirida de forma legal, se for extraviada ou adquiridade de forma ilegal, nãó é válida para fazer ablução com ela.
Também é condição para a validade da ablução: Ter feito a higienização das partes intimas com água, após atender as necessidades fisiologicas.
Assim como é preciso remover aquilo que impede que a água alcance o corpo, aquele que faz a blução precisa remover o barro ou massa dos membros que incluem a ablução, ou pigmentos espessos, para que a água escorra directamente na pele do membro sem nenhuma barreira.
Assim como a condição é d entrar o horario da oração, para aquele que é comum quebrar a purificação; conforme o profeta - Que a paz e bençãos de Allah estejam sobre ele - ordenou a mulher com hemorragia a fazer ablução em todas as orações; e Allah sabe mais.
São seis:
Lavar a face e inclui: gorgolejar e inspirar a agua para lavar as narinas. Lavar os braços até os cotovelos e passar a mão húmida sobre toda a cabeça e inclui: as orelhas. Lavar os pés até os tornozelos. A sequência. Lavar todos os membros acima mencionados, sem interrupção considerável;
Obrigações da ablução
O Altíssimo diz:
﴿يَٰٓأَيُّهَا ٱلَّذِينَ ءَامَنُوٓاْ إِذَا قُمۡتُمۡ إِلَى ٱلصَّلَوٰةِ فَٱغۡسِلُواْ وُجُوهَكُمۡ وَأَيۡدِيَكُمۡ إِلَى ٱلۡمَرَافِقِ وَٱمۡسَحُواْ بِرُءُوسِكُمۡ وَأَرۡجُلَكُمۡ إِلَى ٱلۡكَعۡبَيۡنِۚ ... ﴾ [المائدة: 6]
Ó fiéis, sempre que vos dispuserdes a observar a oração, lavai o rosto, as mãos e os antebraços atéaos cotovelos; esfregai a cabeça, com as mãos molhadas e lavai os pés, até os tornozelos.
Primeira obrigação:
Lavar a face, juntamente com a boca e as narinas; o Altíssimo diz:
﴿...فَٱغۡسِلُواْ وُجُوهَكُمۡ ...﴾ [المائدة: 6]
Lavai as faces.
A evidência sobre a obrigatoriedade de gorgolegar e inspirar a água é que fazem parte da face, assim como todo aquele que descreveu a ablução do profeta - Que a paz e bençãos de Allah estejam sobre ele - menciona o gorgolejar e a inspirar a agua; veio no hadith de Abu Huraira - Que Allah esteja satisfeito com ele - que o profeta - Que a paz e bençãos de Allah estejam sobre ele - disse:
Quando um de vós efectuar a ablução, que coloque água nas suas narinas e depois retire
Segunda; dentre as obrigações da ablução: lavar os braços; conforme o Altíssimo disse:
﴿... وَأَيۡدِيَكُمۡ إِلَى ٱلۡمَرَافِقِ ...﴾ [المائدة: 6]
E as mãos até os cotovelos.
Isto é, incluir os cotovelos, deve-se lavar os cotovelos pois, o profeta - Que a paz e bençãos de Allah estejam sobre ele - lavava seus cotovelos durante a ablução.
Terceira:
Passar a mão molhada em toda a cabeça (mas’há), incluindo as orelhas; conforme o dito do Altíssimo:
﴿... وَٱمۡسَحُواْ بِرُءُوسِكُمۡ ... ﴾ [المائدة: 6]
E roçai as cabveças
E o profeta - Que a paz e bençãos de Allah estejam sobre ele - disse:
As orelhas são parte da cabeça.
Pois, o profeta - Que a paz e bençãos de Allah estejam sobre ele - passava a mão húmida sobre a cabeça, as orelhas durante a ablução.
Quarta:
Lavar os pés incluindo os tornozelos; conforme o dito do Altíssimo:
﴿... وَأَرۡجُلَكُمۡ إِلَى ٱلۡكَعۡبَيۡنِۚ ...﴾ [المائدة: 6]
E lavai os pés ate os tornozelos.
Quinta:
A sequência: Pois, Allah mencionou sequencialmente e introduziu os membros que devem ser roçados entre aquelas que são lavadas, e o profeta - Que a paz e bençãos de Allah estejam sobre ele - seguiu a sequência da ablução desta forma, e através de suas palavras e acções interpreta o Livro de Allah.
Sexta:
Al-Mawalaat: Consiste em não demorar de lavar um membro até que o anterior secar o que antecede, a evidência é que o mensageiro - Que a paz e bençãos de Allah estejam sobre ele - é quem recomenda e esclarece as regras da religião e todo aquele que descreveu a ablução do mensageiro citou que era de forma consecutiva.
São seis:
O que sai das duas vias (feses e urina)
Toda a impureza excessiva que sai de qualquer parte do corpo
Dissipação da consciência, seja por sono ou outra razão;
Tocar a parte intima sem barreira, a parte frontal ou traseira;
Consumo da carne do camelo
Renunciar o Islam (Que Allah nos livre e aos muçulmanos desta acção).
Na lição anterior o autor falou sobre a ablução, e aqui quis esclarecer as coisas que anulam para que o muçulmano esteja ciente do mandamento da sua religião, então, mencionou para nós que as anulações da ablução são:
Primeira:
O que sai pelas duas vias: seja muito ou pouco; e é de dois tipos:
Excrementos como a urina e as feses, estes anulam sem divergência; citou ibn Abdul Barr.
O Altíssimo diz:
﴿... أَوۡ جَآءَ أَحَدٞ مِّنكُم مِّنَ ٱلۡغَآئِطِ ...﴾ [المائدة: 6]
Ou se um de vos chega de onde se fazem as necessidades.
Estranhos como larvas, cabelos e cascalhos, invalidam a ablução; conforme o dito do profeta - Que apaz e bençãos de Allah estejam sobre ele - para a mulher com hemorragia:
Efectue ablução para cada oração
E seu sangramento não é comum, mas como sai dentre uma das vias, parace o comum.
Segunda:
A impureza excessiva que sai de qualquer parte do corpo: este anula quando é excessiva, e caso sair de forma ligeira não anula a ablução; como por exemplo o sangue, se for excessivo anula, e se for pouco, não anula; conforme o dito de ibn Abbass sobre o sangue:
Se for excessivo deve repetir.
E ibn Umar exprimiu uma espinha e saiu sangue, ele rezou sem ter feito ablução.
E não existe um companheiro do profeta que divergiu, então, é unanimidade.
Terceira:
Perde de juízo através do sono ou outras situações similares como a loucura, o desmaio ou embriaguez; conforme o dito do profeta - Que a paz e bençãos de Allah estejam sobre ele -:
O olho é suporte de esquecimento, aquele que dormir deve efectuar ablução
O desmaio, a loucura e a embriaguez tem mais tendência de perca de juízo, são mais propensos na anulação da ablução.
Quarta:
Tocar a parte intima sem barreira, a parte frontal ou traseira;
E o dito do profeta - Que a paz e bençãos de Allah estejam sobre ele -:
Aquele que tocar seu orgão sexual deve efectuar ablução
Quinta:
Consumo da carne do camelo:
Conforme foi narrado segundo Jábir bin Samrat relata que um homem perguntou o profeta - Que a paz e bençãos de Allah estejam sobre ele -
Devo efectuar abluação por consumir a carne de camelo? Ele respondeu: Sim, efectue abluação após o consumo a carne de camelo.
Sexta:
Renunciar o Islam (Que Allah nos livre e aos muçulmanos desta acção).
Conforme o dito do Altíssimo:
﴿... لَئِنۡ أَشۡرَكۡتَ لَيَحۡبَطَنَّ عَمَلُكَ ...﴾ [الزمر: 65]
Em verdade, se idolatras, teus actos anular-se-ão.
Alerta importante:
Quanto a questão de lavar o morto: O certo é que não anula a ablução, e esta é opinião da maioria dos sábios, por não ter provas sobre isso. Mas se a mão daquele que lava o corpo tocar o orgão sexual do morto sem nenhuma protecção, é obrigado a efectuar a ablução.
A obrigação é de não tocar a parte íntima do morto excepto se for com uma barreira.
Assim como tocar a mulher não anula a ablução absolutamente - seja de forma prazerosa ou não, na opinião mais certa dos sábios - desde que não liberte nada; porque o profeta - Que a paz e bençãos de Allah estejam sobre ele - beijou algumas de suas esposas, em seguida foi rezar sem ter feito a ablução.
Quanto ao dito de Allah - o Glorificado - nos dois versículos do surat An-Nissá:
﴿...أَوۡ لَٰمَسۡتُمُ ٱلنِّسَآءَ ... ﴾ [النساء: 43]﴿... أَوۡ لَٰمَسۡتُمُ ٱلنِّسَآءَ ...﴾ [المائدة: 6]
"Ou ao tocarem as mulheres" refere-se as relações íntimas, na opinião mais certa entre os sábios, e é dito de ibn Abbas - Que Allah esteja satisfeito com ele - e um grupo.
Quanto a questão de lavar o morto e tocar na mulher, o nosso sheikh esclareceu na opinião dos sãbios, e ele - Que Allah o proteja - opinou que a mais judiciosa é de não anular a abluação nas duas questões; e Allah sabe mais.
Décima quinta:
As condutas recomendáveis para todo muçulmano, dentre elas:
Sinceridade; Honestidade; Castidade; Vergonha; Coragem; Generosidade;Lealdade; Abstinência de tudo quanto Allah proibiu; Bondade para com os vizinhos; Dar assistência aos necessitados, de acordo com as capacidades; E muitas outras práticas, plasmadas no Qur‟an e nos hadices sobre sua recomendação.
Décima sexta:
A educação islâmica:
Dentre ela: Saudar com "Salam"; Afabilidade; Comer e beber com a mão direita; educação islãmica ao entrar na mesquita ou casa e ao sai delas; Durante a viagem; A bondade com os pais, os parentes, os vizinhos, os idosos, as crianças; A felicitação pelo recém-nascido; Dar os pêsames a alguém assolado por alguma perda; E outros similares dentre os comportamentos islâmicos.
Depois que o autor - Que Allah seja misericordioso com ele - esclareceu as regras do fiqh maior e fiqh menor nas lições anteriores, quis esclarecer para a nação em geral algumas condutas recomendáveis para todo muçulmano e os comportamentos islâmicos.
Para ti, ó irmão muçulmano! Que Allah nos dê sucesso junto contigo para todo o bem em colocar em prática para mostrar as pessoas o impressionante e melhor exemplo através daquelas sublimes condutas islâmicas e comportamentos maravilhosos e nobres; os textos alcorânicos e a sunnah combinam no incentivo em se apegar neles, se não fosse o receio de prolongar poderia mencionar.
Que seu exemplo seja a prática do mensageiro de Allah - Que a paz e bençãos de Allah estejam sobre ele - , foi questionada Aisha - Que Allah esteja satisfeito com ela - sobre a conduta dele (mensageiro): Ela disse:
“Sua conduta era o Alcorão”.
Que as bençãos do meu Senhor e a paz estejam sobre ele;
Foi conhecido pela sinceridade, honestidade, coragem, dignidade, abstinência sobre tudo o que Allah - Glorificado e Altíssimo - tornou ilícito, e os seus nobres companheiros - Que Allah esteja satisfeito com todos eles - seguiram seu caminho
O Islam se expandiu em todo mundo no começo da questão com a convivência dos comerciantes muçulmanos com outros, eles eram sinceros e honestos, então, meu desejo por Allah e depois em ti irmão muçulmano em seres daqueles que se caracterizam com estas louváveis condutas.
Tens que ser verdadeiro nas palavras e acções, honestidade daquilo que vem e desaparece, a castidade e subsistência daquilo que está em suas mãos, seja alguém com pudor, educação, coragem, lealdade e generosidade, abstinência e paz.
Tenha bondade para com o teu vizinho, pois seus direitos são grandiosos, ajude o necessitado, pois, Allah estará ajudando o servo desde que este ajude o seu irmão, deve saudar a quem conheces e a quem não conheces, isso faz parte de sunnah, herda-se o amor e afasta-se a solidão e a divergência.
Seja sorridente diante de seus irmãos muçulmanos, isto é caridade, faça aquilo que o mensageiro - Que a paz e bençãos de Allah estejam sobre ele - te orientou, dentre comer e beber com a mão direita, assegure a sunnah adiantando o pé direito ao entrar na mesquita, recitando a súplica apropriada, e adiantar o pé esquerdo ao sair, memorize a prece de entrada na casa e na saída, memorizas pela protecção de Allah e te responsabilizas pela Sua causa;
Não esqueças a súplica durante a tua viagem, seja benevolente com teus pais, conviva pelo bem e saiba que o direito deles em relação a ti é grandioso, como mostra o Alcorão e sunnah;
Não negligencies com isso para te arrependeres, não esqueças da bondade para com os parentes e vizinhos, idosos e pequenos, é uma orientação divina e profética; o Glorificado diz:
﴿... وَأَحۡسِنُوٓاْۚ إِنَّ ٱللَّهَ يُحِبُّ ٱلۡمُحۡسِنِينَ١٩٥﴾ [البقرة: 195]
Faça o bem. Por certo, Allah ama os benfeitores.
E o profeta - Que a paz e bençãos de Allah estejam sobre ele - disse:
Vocês não conseguem unir as pessoas com a vossa riqueza mas podem uni-los com a simplicidade do vosso rosto e a boa conduta.
E o profeta - Que a paz e bençãos de Allah estejam sobre ele - disse:
Tema a Allah onde quer que estiveres, faça o bem após ter cometido pecado, que este anulará, e trate as pessoas com boa conduta.
O poeta disse:
Tenha bondade para com as pessoas que convencerá seus corações pois, muitas vezes o ser humano é convencido pela bondade.
Felicite pelo recém-nascido e suplique daquilo que consta sobre isso, dê pesames a teus irmãos assolados por uma infelicidade, serás recompensado sobre isso, e alcançarás igual a recompensa deles, e apegue-se com as restantes condutas islâmicas e abstenha-se dos condutas desagradáveis;
Que Allah faça-nos daqueles que se apegam a condutas da shariah e a educação islâmica e abste-se da má conduta; Ele é sobre todas as coisas Capaz e na reposta é notável.
Que as bênçãos de Allah estejam sobre o nosso Profeta Muhammad e para sua família e todos seus companheiros.
Advertência sobre a prática de shirk e outros pecados: dentre eles:
Os sete pecados considerados como destrutivos, que são: Associar Allah a qualquer outra coisa (Shirk); O feitiço; Matar um ser humano, sem justa causa; Consumir dinheiro de juros; Consumir os bens dos orfãos; Fugir do campo de batalha; Acusar falsamente, as mulheres crentes e castas.
Dentre eles: Desobedecer aos pais; Cortar relações familiares;Testemunhar falsamente; Falsos juramentos; Incomodar os vizinhos; Injustiçar as pessoas nos seus bens, honra ou corpo; E tudo quanto Allah e o seu mensageiro - Que a paz e bençãos de Allah estejam sobre ele - proibiram.
Após o autor terminar de mencionar algumas condutas recomendáveis para todo muçulmano e a educação islâmica, nesta lição quis esclarecer o perigo da idolatria e sua advertência assim como todos os pecados, dentre eles os sete pecados destrutivos, para que a nação esteja em alerta para não cair neles, ou alguns deles; segundo Abu Huraira - Que Allah esteja satisfeito com ele - relatou que o mensageiro de Allah - Que a paz e bençãos de Allah estejam sobre ele - disse:
Abstenham-se dos sete pecados considerados destrutivos. Disseram: Ó mensageiro de Allah, quais são? Ele disse: Associar Allah a qualquer outra coisa (Shirk billah); O feitiço; Matar um ser humano, sem justa causa; Consumir dinheiro de juros; Consumir os bens dos orfãos; Fugir do campo de batalha; Acusar falsamente, as mulheres crentes e castas.
Significado de abstenha-se: é ficar longe deles; foram denominados destrutivos porque destroem os que cometem esses pecados, na vida mundana daquilo que merecem de punição e na Derradeira Vida com o castigo; mencionou-se anteriormente o hadith sobre a idolatria na quarta lição, pode-se rever.
Quanto ao feitiço:
São encantos e magias, e acções que afectam nos corações e corpos, dentre eles há os que provocam doenças e matam, levam a separação entre marido e sua esposa, e dentre eles há aqueles que iludem os olhos das pessoas e não é realidade; conforme Allah - Glorificado seja - disse no surat TáHá:
﴿قَالُواْ يَٰمُوسَىٰٓ إِمَّآ أَن تُلۡقِيَ وَإِمَّآ أَن نَّكُونَ أَوَّلَ مَنۡ أَلۡقَىٰ٦٥ قَالَ بَلۡ أَلۡقُواْۖ فَإِذَا حِبَالُهُمۡ وَعِصِيُّهُمۡ يُخَيَّلُ إِلَيۡهِ مِن سِحۡرِهِمۡ أَنَّهَا تَسۡعَىٰ٦٦﴾ [طه: 65-66]
Disseram: "Ó Moisés! Lançarás tua vara ou seremos os primeiros que lançaremos as nossas?"
Disse: "Mas, lançai vós." Então, eis suas cordas e suas varas que, por magia, lhe pareciam colear.
E é ilícito; porque é descrença a Allah, e contraria a fé a unicidade; o Altíssimo diz:
﴿... وَمَا يُعَلِّمَانِ مِنۡ أَحَدٍ حَتَّىٰ يَقُولَآ إِنَّمَا نَحۡنُ فِتۡنَةٞ فَلَا تَكۡفُرۡۖ ...﴾ [البقرة: 102]
E ambos a ninguém ensinaram, sem antes dizer: Somos apenas tentação, então, não renegueis a fé.
A pena do feiticeiro é a morte; e tudo que consta no texto deste hadith, e o que o sheikh mencionou depois dos sete pecados destrutivos, são proibidos conforme o texto do Alcorão e sunnah.
O muçulmano deve se abster na totalidade, se ele cometer algo deles deve se desligar e se arrepender, e decidir-se a não voltar a cometer o mesmo pela segunda vez e nem os outros restantes pecados e obscenidades, deve impedir a baixo de suas mãos, e exortar os irmãos muçulmanos a não cairem neles e esclarecer o seu perigo na religião, porque isso constitui ajudar-se mutuamente para o bem e o temor, e também entra no ordenar a prática do bem e a proibição da prática do mal e a convocação para Allah.
Estes são os caminhos dos profetas - Que a paz esteja sobre eles - Allah - o Altíssimo - diz sobre o seu profeta Muhammad - Que a paz e bençãos de Allah estejam sobre ele -:
﴿قُلۡ هَٰذِهِۦ سَبِيلِيٓ أَدۡعُوٓاْ إِلَى ٱللَّهِۚ عَلَىٰ بَصِيرَةٍ أَنَا۠ وَمَنِ ٱتَّبَعَنِيۖ ... [يوسف: 108]
Dize: Este é o meu caminho, convoco-vos a Allah sobre a clarividência, eu e quem me segue.
O versículo
Que Allah nos proteja e a vós e a todos muçulmanos dos restantes pecados e obscenidades e nos mantenha firmes com a sua palavra firme na vida munda e na Derradeira Vida, por certo, meu Senhor é Oniouvinte e responde as suplicas; e que as bençaos e paz estejam sobre nosso profeta Muhammad, e sobre sua familia, e todos seus companheiros.
Detalhes disso:
Preparação do morto: Quando certifica-se sua morte, fecha-se seus olhos e amarra-se parte do queixo junto com a cabeça.
Durante a lavagem do morto: cobre-se o seu aurah; levanta-se o corpo pelos ombros e massagea-se de forma leve a sua barriga; os que forem a lavar o morto deverão usar luvas ou algo que as substitua, para poder remover todas as impurezas das partes intimas e depois lavar; em seguida faz a ablução no morto igual a ablução para a oração; lava-se a cabeça e as barbas, com água misturada com folhas de maçaniqueira (sidr) ou algo que as substitua; lava-se o seu lado direito e depois o esquerdo; em seguida Lava-se mais de uma vez, duas ou três, e em todas as vezes massageando a barriga levemente, caso as impurezas continuem a sair, veda-se com algodão ou outros meios contemporâneos que possam vedar a saída dos mesmos,
e repete-se a ablução; caso, três lavagens não sejam suficientes, aumenta-se para cinco ou até sete, se necessário; em seguida enxuga-se o corpo com uma toalha ou pano; aplica-se o perfume nas narinas, e nos locais que tocam o chão ao prostrar, mas se perfumar o corpo inteiro, é melhor; perfuma-se a mortalha com bakhur (essência usada para queimar, com aroma agradável); se os bigodes ou unhas estiverem compridas, apara-se; não se pentea seu cabelo; caso o morto seja uma mulher com muito cabelo, divide-se em três partes.
E coloca-se atràs
Vestir a mortalha ao morto: O melhor é vestir ao homem três panos brancos, sem camisa e nem Imámah, porém, caso se vista a camisa, o izar (pano que enrolado na parte inferior do corpo) e o Lifafáh (que é o lençol que cobre todo o corpo) não há nenhum problema.
Deve-se vestir na mulher, cinco panos, que são: Dirii (é parecido com a camisa, mas mais comprida); Lenço; Izár; Dois lençois.
A crianca (rapaz), é lhe vestido um pano ou até três panos.
A criança (menina) é lhe vestida uma camisa e dois panos.
As pessoas com mais direitos de dar o banho, realizar a oração fúnebre e o enterro são: O testamentário nisso; em seguida o pai; em seguida o avô; e depois os familiares do lado paterno mais próximos do morto.
Se o morto for mulher, a prioridade para lavar o corpo: atestamentária; em seguida a mãe, em seguida a avó, depois familiares (mulheres) mais próximos dela.
O cônjuge pode dar banho ao outro, pois, a esposa do Abubakr - Que Allah esteja satisfeito com ela - é que deu banho a ele, e Aly - Que Allah esteja satisfeito com ele - deu banho a Fátima - Que Allah esteja satisfeito com ela
Modos da oração fúnebre:
Após o primeiro recita-se o surat Al-Fátihah, se recitar um ou dois versículos do Alcorão é louvável, como consta num hadith autêntico narrado por Ibn Abbás - Que Allah esteja satisfeito com ele -, depois faz-se o segundo takbir, levantando a mão em todos os takbires, e envia-se saudações para o Profeta - Que a paz e bençãos de Allah estejam sobre ele - como se faz no swaláh normal, depois faz-se o terceiro takbir e diz-se:
Ó Allah, perdoa os nossos vivos e os nossos mortos, aqueles presentes e aqueles ausentes, os nossos pequenos e os nossos idosos, os homens e as mulheres, Tu sabes o nosso retorno e nosso destino no Além e Tu acima de todas as coisas és o Poderoso. Ó Allah, quem Tu mantiveres vivo dos nossos, mantenha-o vivo no Islam e na Sunnah, e quem Tu o levares dos nossos, deixa-o morrer sobre as duas coisas. Ó Allah, perdoa-lhe, e tem misericórdia dele, desculpa-o e perdoa-lhe, faça honrável sua recepção, expanda sua entrada, e lava-o com água, neve e gelo, purifica-o de seus pecados, assim como, é purificada a roupa branca da sujeira. E troca sua casa por uma casa melhor, e sua esposa por uma esposa melhor, faça com que entre no Paraíso. Protege-o do castigo do túmulo, e do castigo infernal, torne espaçoso e ilumine seu túmulo; Ó Allah, não nos prive da Tua recompensa e não nos desvie após ele !
E por último faz-se o quarto takbir e em seguida faz-se apenas um salám para o lado direito.
Recomenda-se levantar as mãos para cada takbir.
Se o morto for uma mulher diz-se: Ó Allah perdoe a ela!
Se for corpo de duas pessoas diz-se: Ó Allah perdoe os dois! Se forem mais que duas pessoas diz-se: Perdoe a todos !
E se for bebé, em vez de prece de perdão diz-se: Ó Allah, faz dele uma grande recompensa, e uma provisão aos seus pais, e também um intercessor, que seja aceito. Ó Allah, através dele faça a balança de seus pais pesada para o lado do bem, e aumente através dele as suas recompensas. Coloca-o entre os crentes virtuosos, coloca-o sob os cuidados de Abraão, e protege-o em Tua misericórdia do fogo infernal”.
É sunnah é o imám parar próximo da cabeça do homem, e no meio da mulher. Caso seja mais de um morto, o homem fica logo a seguir ao imám caso se juntarem os jana'iz , enquanto que a mulher do lado do quibla.
Se existirem crianças, coloca-se as crianças (rapazes) antes das mulheres, depois as mulheres e por fim as crianças (meninas). A cabeça da criança (rapaz) fica na posição da cabeça do homem, a parte do meio da mulher fica na posição da cabeça do homem, assim como a cabeça da criança (menina) na posição da cabeça da mulher. Os demais ficam atrás do imám, excepto para quem não consiga lugar, poderá ficar do lado direito do imám.
E louvado seja Allah, Único, e a benção e paz estea sobre nosso profeta Muhammad, seus familiares e companheiros.
Introdução. 4
Primeira lição SURATUL-FÁTIHAH E O QUE FOR POSSÍVEL DE SURATES CURTOS 7
Segunda lição Testemunho que não há deus digno de ser adorado além de Allah e testemunho que Muhammad é Mensageiro de Allah. 10
Terceira lição PILARES DA FÉ. 19
Quarta lição DIVISÕES DO TAUHID (UNICIDADE) 33
Quinta lição Pilares do Islam.. 38
Sexta lição Condições para a validade da oração. 41
Sétima lição Pilares da oração. 45
Oitava lição Obrigações da oração: 51
Nona lição Esclarecimento de tashahhud. 55
Décima lição Sunnates da oração. 59
Décima primeira lição As invalidações da oração. 61
Décima segunda lição: Condições para a validade a ablução: 64
Décima terceira lição: Obrigações da ablução. 66
Décima quarta lição: As invalidações da ablução. 69
Décima quinta lição Décima sexta lição As condutas recomendáveis para todo muçulmano A educação islâmica 73
Décima sétima lição: ADVERTÊNCIA SOBRE A PRÁTICA DO SHIRK E OUTROS PECADOS 77
Décima oitava lição Preparação do corpo do morto e a oração sobre ele. 80
Conteúdo. 84